fbpx

Redes Sociais

Mapa

Blog

Encontro da Rede Catarinense reúne 14 Centros de Inovação em Blumenau; Orion Parque esteve no evento

Momento serviu para apresentar ações e compartilhar experiências adotadas em cada cidade. Próximo encontro será de 1º de outubro em Joinville

O Centro de Inovação Blumenau (CIB) recebeu representantes de 14 dos 15 centros de inovação espalhados por Santa Catarina para o 2º Encontro da Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI). A atividade ocorreu na sexta-feira, dia 27 de agosto e reuniu gestores e consultores de inovação. Foram mais de 80 participantes no evento.

A abertura contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano José Buligon enfatizou a importância destes ambientes para qualquer geração. “As gerações mais velhas estão perdendo essa vontade de inovar e empreender devido às comodidades da vida moderna. E os centros de inovação estão aqui para demonstrar que todos podem ter acesso: eles são laboratórios vivos de experimentações urbanistas. O centro de inovação é isso, é a cultura dos sonhos. Aqui é o lugar de sonhar”, disse em seu discurso.

“Os centros de inovações além de gerar oportunidades para os jovens, são pontos de atração de talentos”, complementou Renato Medeiros, presidente da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), também presente ao evento.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale Europeu, Kleber Wan-Dall falou que  “um dos caminhos para garantir o desenvolvimento sustentável das cidades, para retomarmos a economia e para o futuro é a inovação. Precisamos de Iniciativas diferentes, novas tecnologias, parcerias e ideias”, observou.

A reitora da Furb, Marcia Sardá Espíndola, também destacou a inovação como ponto principal para o desenvolvimento da região. Ela enfatizou as ações desenvolvidas pelo Centro de Inovação Blumenau que antes mesmo da inauguração, já contava com 93% dos espaços ocupados e em três meses atingiu 100%. “Nosso centro de inovação é um exemplo de gestão aqui do Estado”, pontuou. “Esta sinergia a gente já está sentindo na universidade: a gente ajuda na formação dos nossos estudantes que estão aqui envolvidos, e para os professores é também um grande ganho.

O presidente do Centro de Inovação Blumenau e presidente do Conselho de Administração do Instituto Gene, entidade gestora do CIB, Udo Schroeder, falou de algumas empresas residentes que estão com resultados positivos e da importância das conexões: “temos aqui a iniciativa privada, as academias, temos também o setor público participando e as organizações sociais de forma geral, são quatro hélices presentes e atuando fortemente. Essa sinergia contribui para desenvolver a região do Vale Europeu”, falou.

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, reiterou a necessidade de compartilhar experiências para enriquecer as ações dos centros de inovação e abrir caminhos para a ação cooperada entre os polos. “A rede só é possível quando as forças ativas se engajam num processo único. O Estado proporciona isso, em diversos programas. Nos últimos anos temos conseguido ampliar o dinheiro no nosso orçamento. Isso é mais de três vezes o orçamento original. São mais de R$ 40 milhões para o custeio do ecossistema“, frisou. O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt e a vice-prefeita, Maria Regina Soar, também estiveram na abertura do evento.

Plataforma ON

Adriano Rodrigues, assessor de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema Acafe, aproveitou o encontro para falar da Plataforma ON – a Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias de Ensino Superior Catarinense. A Plataforma ON tem como principal objetivo promover a integração entre as IES, a comunidade e os setores público e privado de Santa Catarina. Além disso, pretende reunir demandas da sociedade, fazer a prospecção de oportunidades e potencializar as ações já realizadas pelas instituições ligadas ao Sistema Acafe.

Visita especial

Durante as atividades da tarde, o Encontro da Rede Catarinense dos Centros de Inovação contou com a visita da deputada federal, Ângela Amin, que é vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal. A parlamentar vem se firmando como uma referência na área de tecnologia e inovação, destinando emendas parlamentares para importantes iniciativas, uma delas junto à Furb.

Arte e Cultura

Durante todo do dia os participantes do evento puderam assistir no telão do auditório e também no hall de entrada do CIB, apresentações dos grupos musicais da Furb, gravadas durante a pandemia. Foram peças da Orquestra, do Coro e do Grupo de Cordas, disponibilizadas pela Divisão de Cultura da Universidade.

Além da música, em uma parceria com a artista plástica Lais Odeli, trouxemos obras que foram expostas no auditório. Laís é graduada em design de produto pela Furb e especialista em marketing pela FGV. Estudou pintura expressiva na University of the arts London. É artista visual com experiência no mercado do design e da moda. Através de suas pinceladas expressivas, trabalha sobre diferentes superfícies com temas botânicos e abstratos que ganham vida em telas, murais e na customização de produtos em collabs com marcas. Conheça mais no Instagram @laisodeli.

Fica aqui os agradecimentos especiais aos nossos apoiadores e patrocinadores deste evento: Sicoob-MaxiCrédito, Blumenau Iluminação, Genolab, M.Victor, Texneo, Unimed Blumenau, Núcleo Cervejeiro AMPE, Biro Turismo, Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec) e Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau.

Orion Parque Tecnológico marcou presença no evento

Representando o Parque Tecnológico da região serrana e o Centro de Inovação de Lages, cinco representantes estiveram participando do 2º Encontro da rede estadual – entre eles o presidente do Conselho de Administração, Valmir Tortelli.

No mesmo dia, foi realizada a quarta e penúltima live do Reuni Challenge SC, no canal do You Tube do Orion Parque, Rede Catarinense dos Centros de Inovação e Projeto Reuni.

A live contou com a participação de Udo Schroeder, presidente do Conselho de Administração do Instituto Gene, entidade gestora do CIB, e Charles Schwanke, Conselheiro e Secretário do Instituto Gene Blumenau.

Reveja no link abaixo:

Foto: Ingrid Leonel


Foto: Ingrid Leonel


Foto: Ingrid Leonel

Com informações Instituto Gene

Sem comentários
Poste um Comentário

dez + 15 =