fbpx

Redes Sociais

Mapa

Blog

Santa Catarina apresenta solo fértil para novos empreendimentos 

Empreendedorismo e Inovação dispara no desenvolvimento econômico do estado de Santa Catarina; Reuni Challenge é um porta aberta no caminho de prospectar novos negócios 

Santa Catarina é um dos estados do país com maior potencial empreendedor. Neste ano, segundo informações do Governo de Santa Catarina, o aumento de novas empresas é de 40% em relação ao ano de 2019, número que expressa um cenário fértil para quem deseja investir e empreender. 

O empreendedorismo já é uma fonte de geração de recursos estaduais que corresponde hoje a 6% da economia, sendo o terceiro estado do país em startups, com representação excelente no Produto Interno Bruto – PIB. O estado compreende a rede mais inovadora do país e possui a capital com maior número de empreendimentos inovadores. “Temos todas a condições de dobrar no PIB, desde que façamos isso que vocês estão fazendo por meio do Reuni Challenge” comenta o Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano Buligon, que participou de uma das lives do Reuni Challenge SC. 

Nesta live, com a participação de Buligon e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Álvaro Mondadori (Joinha), o impacto do evento para o estado e o potencial empreendedor dos universitários foi o tema central da conversa. Na ocasião, Luciano falou sobre a importância de promover a ligação entre quem tem o conhecimento e quem possui a vontade em empreender. “Aquilo que a gente mais precisa agora é a ciência, a tecnologia e a inovação”, lembrou.

Luciano ainda ressaltou a necessidade do empreendedorismo neste período de pandemia, onde muitas pessoas precisam encontrar alternativas para garantir renda. Após perderem seus empregos devido à crise econômica, gerando cortes de recursos humanos das empresas, micro empreendimentos foram abertos e novas formas de trabalho surgiram “Empreender é inovar, é transformar, é desenvolver! Isso tudo é um assunto muitíssimo importante, já era muito importante, mas depois da pandemia ele se tornou essencial para o crescimento de Santa Catarina”, disse ele.

O Reuni Challenge iniciou com a atuação municipal com as universidades de Lages e, na sequência, trabalhou de forma regional, abrangendo os municípios da Serra Catarinense e Meio-Oeste. Nesta edição estadual, o Reuni Challenge SC conta com o apoio de todos os Centros de Inovação, Fapesc, Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Lages e NSC. O Sistema Acafe apoia o evento. “O braço financeiro, mais essa tríplice hélice que é o conhecimento, o empreendedor e o Governo fazem com que nós possamos empreender”, ressalta Buligon. 

A mudança de pensamento acerca do empreendedorismo é um dos objetivos do evento, que expressa a importância em trabalhar de forma estadual com os universitários. Álvaro Mondadori conta que, culturalmente, a Serra Catarinense possui um DNA comercial, onde as pessoas estão acostumadas a fazer horários de trabalho como das 8h às 12h e das 14h às 18h – sem inovar e se preocupar com capacitações. ”Essa galera nova vem trabalhando, se capacitando e nós precisamos desse oxigênio. É fundamental para nós”, comenta ele. 

Santa Catarina como um Polo Tecnológico

O Estado de Santa Catarina é muito conhecido por suas riquezas naturais e belas paisagens, mas nem só de belas praias, cachoeiras e turismo vive a economia catarinense. Hoje o Estado caminha cada vez mais para o desenvolvimento da economia com base no rendimento da tecnologia e inovação, haja vista que na capital, Florianópolis, existem mais de 900 empresas de base tecnológica seguidas dos municípios de Blumenau e Joinville que crescem em número de startups e empresas com soluções inovadoras. 

A capital gera o faturamento total de aproximadamente 5,4 bilhões de reais advindo de empresas de tecnologia, número que contribui para o incentivo de investimentos na área da inovação e empreendedorismo por meio de recursos financeiros e ações voltadas para o estímulo do cenário. “O ambiente em Santa Catarina é propício para empreender e aí, com a provocação positiva de vocês, com o Reuni Challenge SC, vai definitivamente voar mais alto e mais, vai voar mais longe do que os outros estados”, lembrou Luciano Buligon, na live. 

Além do surgimento de novas empresas, o estado também é referência na geração de novos postos de serviço com 126 mil novas vagas de emprego ao longo da pandemia –  número que representa um resultado significativo da abertura de novas empresas e com impactos no crescimento da economia catarinense por conta da tecnologia e inovação. 

Reuni Challenge SC – última live será no dia 08/09

As inscrições para as equipes no Reuni Challenge SC seguem até dia 08/09, quando faremos a nossa última live para tirar dúvidas dos participantes. 

A quinta live será na próxima quarta-feira, último dia das inscrições, às 18h, no You Tube do Orion Parque Tecnológico, Projeto Reuni e Rede Catarinense dos Centros de Inovação . Também apresentamos cases, trazemos conteúdo e conversamos com pessoas que estão diretamente envolvidas com o evento! Não perde essa! 

O Reuni Challenge SC tem a realização do Orion Parque Tecnológico, Prefeitura de Lages, Governo do Estado de Santa Catarina, Fapesc, Rede Catarinense dos Centros de Inovação e NSC. O Sistema ACAFE apoia o evento. A competição será nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2021. Todos os detalhes estão na página do Reuni Challenge.

Sem comentários
Poste um Comentário

20 − 6 =