Responsável por abrigar e apoiar empresas que, anualmente, faturam mais de R$ 200 milhões e recolhem R$ 5,5 milhões em Imposto Sobre Serviços (ISS) – o equivalente a um mês inteiro de arrecadação do Município só com esta fonte -, o Orion Parque Tecnológico quer gerar ainda mais resultados positivos e contribuir com o progresso de Lages.
E uma das formas de alcançar este objetivo é se aproximando da sociedade. Por isso, a entidade reúne-se com representantes de diversos segmentos para coletar percepções, sugestões e demandas.

O trabalho é realizado pela empresa Exxas, sediada em Tubarão e especializada em governança de inovação, desde a estratégia à mensuração de resultados. O consultor Giovani Bernardo passou alguns dias em Lages e foi ao encontro de lideranças que falaram a respeito do Orion.
Encerrando a etapa presencial, ele conversou com o diretor do Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV Udesc), professor André Thaler Neto; o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Lages), Jhonathan Silva; e o diretor do Grupo SCC, Roberto Amaral.

Unanimidade em reconhecer e valorizar a grandeza do Orion
Os entrevistados foram unânimes em reconhecer e valorizar a importância do Orion não só para as empresas de inovação, mas para Lages como um todo, seja pela movimentação econômica, seja pela geração de conhecimento.
“O Orion foi um desbravador da temática de inovação em Santa Catarina, principalmente no interior do estado. Isso o colocou numa posição de vanguarda, mas também de um grande desafio, que era abrir caminhos. Muitos que vieram depois se espelharam no Orion para desenvolver suas próprias estratégias. E, entre as lideranças, está muito claro o reconhecimento de que o Orion cumpre o papel de gerar novos negócios, estimular o empreendedorismo e impulsionar a inovação nas cidades”, diz o consultor Giovani Bernardo.

Os resultados do levantamento serão compilados e apresentados nas próximas semanas à diretoria do Orion Parque Tecnológico, que constantemente busca estratégias e alternativas para consolidá-lo cada vez mais como uma referência em Santa Catarina.
Texto e fotos: Pablo Gomes, jornalista, Orion Parque Tecnológico