Um movimento que reúne mais de 120 entidades da região consolida a construção de um plano de desenvolvimento para Lages e para a Serra Catarinense até 2040 e inicia uma nova etapa para envolver a população nesse processo.
O Pacto pela Aceleração Territorial lançou, nesta quinta-feira, 16 de abril, a campanha “Presente para o Futuro”, com o objetivo de ampliar o engajamento da comunidade na iniciativa que já mobiliza lideranças, instituições e equipes voluntárias.
A campanha foi apresentada durante a reunião da Mesa do Pacto, realizada no Orion Parque Tecnológico e integrada à programação da Orion Week. A partir dos próximos dias, a iniciativa passa a veicular em rádios, redes sociais, portais e mídia externa, como outdoors, com conteúdos que buscam explicar o que é o Pacto e como a população pode participar. As peças direcionam para o site do Pacto Territorial com informações sobre projetos, resultados e formas de acompanhamento.

Criado a partir da articulação entre setor produtivo, poder público, sociedade civil e academia, o Pacto reúne mais de 1,2 mil pessoas envolvidas em sua construção, somando milhares de horas de trabalho voluntário. Atualmente, o movimento conta com 14 projetos estruturantes em andamento, conduzidos por lideranças locais e apoiados por mais de 30 impulsionadores.
“Estamos entrando em uma fase em que não basta estruturar projetos. É fundamental que a comunidade entenda, participe e se reconheça nesse processo. O futuro da cidade não pode ser construído por poucos”, afirmou o coordenador do Pacto, Fabiano Ventura.

Projetos já estão em desenvolvimento
Entre os projetos já em desenvolvimento estão o piloto Meu Bairro, Meu Lar, no bairro Passo Fundo, voltado à melhoria das condições urbanas e habitacionais e sociais; as iniciativas relacionadas ao Parque Salto Caveiras, com foco na estruturação do turismo e uso sustentável do espaço; e a aceleradora de empreendedores, que busca apoiar negócios locais e estimular a geração de renda. Também integra o conjunto de ações um novo projeto voltado à melhoria dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com foco na qualificação da educação e no desenvolvimento de longo prazo.

Para a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, o papel do poder público é atuar como parceiro e facilitador desse processo, fortalecendo a articulação com a sociedade civil organizada.
“Estamos construindo um planejamento que olha para o futuro, com ações que já começam a gerar resultados. É um trabalho coletivo, que projeta Lages para 2040, mas que começa agora”, afirmou, destacando a importância do engajamento das lideranças e da comunidade na construção de soluções para a cidade.

Lages segue modelo internacional
Movimentos semelhantes vêm sendo adotados em cidades brasileiras e internacionais como forma de estruturar agendas de desenvolvimento de longo prazo. Em Lages, o desafio agora é consolidar e fortalecer este modelo com participação efetiva da população, ampliando o engajamento em torno de uma agenda que envolve economia, inovação, qualidade de vida e desenvolvimento regional.
Responsável pelo grupo de trabalho de comunicação do Pacto, Thiago Mazuhy, presidente do Instituto Orion, destacou que o principal desafio é ampliar o alcance da iniciativa.
A próxima reunião da Mesa do Pacto está prevista para novembro, quando os projetos voltarão a ser avaliados e novos avanços devem ser apresentados.

Quem faz o Pacto
O Pacto pela Aceleração Territorial é realizado pelo Fórum das Entidades Empresariais, com apoio da Prefeitura de Lages e do Sebrae/SC, e conta com o patrocínio de AEA, CREA-SC e Sicoob, na categoria Safira; Banco da Família, Credicomin e Sicredi, na categoria Esmeralda; além dos mantenedores prata CDL Lages, Orion Parque Tecnológico, Sinduscon Lages e Uniplac; e bronze ACIL, Associação Rural de Lages e Sindimadeira.

Texto: Lizzi Borges/Catarinas Comunicação/Pacto pela Aceleração Territorial
Fotos: Lucas Fritzen
Realização
- Orion Parque Tecnológico
- Orion Polo ACATE Serra
- Prefeitura de Lages
- FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina
- SCTI – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação
Patrocínio
- Sysdata
Apoio
- ATPlus
- Al-Wi Tecnologia
- UEEK Digital
- Pacto pela Aceleração Territorial
- CDL Lages – Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages
- EPAGRI
- CEDUP Caetano Costa – São José do Cerrito
- Startup Weekend Lages
- ELI – Ecossistema Local de Inovação
- Núcleo de Comunicação da ACIL
- Núcleo de Inovação da ACIL
- CENI – Conselho Estadual de Núcleos de Inovação
- FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
- IEL SC – Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina
- Rede Catarinense de Centros de Inovação
- Zanoello
